terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dica da semana: Chia

Olá meninas! Nesse post vou falar sobre a chia. Se ainda não conhecem, agora é a hora de conhecer e de colocar na dieta, hein?!

Eu consumo a chia em grãos. Coloco 1 colher de sopa em uma xícara e misturo com água (não uso uma medida exata de água, coloco o suficiente para cubrir a chia). E depois de 10min está pronto para consumo. Segue aí um vídeo para ilustrar melhor como se prepara a chia (em grãos) para consumo.


 Retirei o texto abaixo do site http://www.zun.com.br/.

Quais os benefícios de usar a Chia?
Muito consumida por civilizações antigas para ganho de força e resistência, a chia é uma semente originária do México e entre seus componentes encontramos o poderoso Ômega3 (serve para prevenir doenças cardiovasculares) e também fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína. Cem gramas de sementes de Chia são equivalente a mais de 8 vezes a quantidade do Ômega 3 encontrado em um filé médio de salmão. Para intolerantes à lactose, o cálcio presente na chia serve para se usar como alternativa: 100 gramas de chia tem 6 vezes mais cálcio que meio copo de leite integral. Controle de pressão arterial, regularização do intestino, auxílio no diabetes, redução de colesterol, melhora no humor e na pele estão entre os outros benefícios de usar a semente. A chia também serve para desintoxicação, prevenção da osteoporose e melhora da imunidade.
 
Chia serve para emagrecer?
Entre diversos benefícios de usar a chia, o auxílio a perda de peso também é destaque, já que o grão que é coberto por uma capa de gel, incha em contato com água no estômago, provocando a sensação de saciedade. A capacidade do grão de absorver até 12 vezes o próprio peso em água o faz grande aliado do emagrecimento. A semente também apresenta 15 vezes mais magnésio do que o brócolis e 3 vezes mais ferro do que o espinafre e ainda tem funções antioxidantes que previnem contra vária doenças, inclusive o câncer.

Como usar a Chia? 
A chia pode ser encontrada em três formas: sementes (grãos), óleo ou farinha. Independente da maneira que você prefira usar, a indicação é uma colher de sopa rasa meia hora antes das principais refeições. É válido ressaltar que a chia tem um alto teor calórico, consequentemente o excesso pode levar ao ganho de peso, portanto se sua intenção for combater as gordurinhas fique atenta a quantidade.
 
Eu consumo a chia para regularizar o intestino, e claro, para tornar a minha alimentação mais rica em nutrientes. Se for de interesse, pesquisem mais sobre a chia. Eu consumo esse grão todo santo dia e recomendo vocês a consumirem também! Não tem gosto nenhum e é preciso apenas uma pequena quantidade por dia.

Espero que tenham gostado da dica da semana (espero toda semana compartilhar alguma dica), e usufruam dessa semente maravilhosa! 

2 comentários:

  1. acho que amanhã já vou comprar a minha CHIA ein hahah beijos querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que honra te ver por aqui Camp! Compra sim, e depois me diz o que achou. Beijos

      Excluir